terça-feira, 12 de abril de 2016

Aprendendo com as diferenças


Tema: A missão de educar ensinando valores.
Justificativa: Promover a formação dos valores humanos como; a tolerância, o respeito e solidariedade. Reconhecer que todos têm peculiaridades e que e merecemos respeito, pois ninguém nasce respeitador, mas, sim aprendemos a respeitar.
Objetivos:
  • Promover atividades educativas para que venha analisar situações de convivência dos alunos no meio social;
  • Propor reflexão sobre o seu próprio eu;
  • Aprender a dominar atitudes necessárias para uma convivência harmoniosa na escola e sociedade;
  • Saber ouvir e respeitar a opinião do próximo;
  • Reconhecer que é através das diferenças que adquirimos novos conhecimentos;  

Metodologia

  • Mensagem reflexiva;
  • Debate sobre tema atual
  • Leitura dirigida;
  • Dinâmicas;
As atividades realizadas serão coletivas para fortalecer a união e a convivência entre os alunos.
Avaliação
Perceber a mudança no comportamento de cada aluno, e ter a certeza de que algo foi feito para a construção de sua cidadania.

ATIVIDADES
DEBATE
Divida a turma em dois grupos, onde um grupo será a favor e o outro contra ao tema abordado. Ex.”redes sociais “. Cada grupo irar argumentar para defender sua opinião.
Estabeleça um tempo para a duração do debate, no final o educador irar fazer uma reflexão.
‘’ Vimos que mesmo diante de tantos argumentos não concluímos quem está certo ou errado, pois cada um tem sua opinião própria e não precisamos concordado o discordar, mas sim respeitar.
Em seguida é levantara os seguintes questionamentos.
-Porque devemos respeitar a opinião do colega?
-Como se sente ao ser contrariado?
-Como não se frustrar diante da opinião aléia?

Objetivo: levar os alunos a perceber que o respeito nasce no interior de cada um não é preciso que alguém mande, obrigue ou ordenem apenas pense e reflita e se coloca no lugar do outro passando pela mesma situação.

DINÂMICA – trabalhando a solidariedade.

Leve algumas bexigas para sala e pede a turma para sentarem em circulo. Coloque uma música e vão passando a bexiga vazia, quando a música para peça ao aluno que ficou com a bexiga na mão que encha ate estourar, quando estourar ele deve dizer um ato de solidariedade.
Em seguida continue fazendo o mesmo procedimento o quanto achar necessário. no final faça um comentário sobre o eu foi dito pelos alunos.
Dica: compre balões grandes tem mais dificuldade para enche tornando a dinâmica divertida.

DINÂMICA – Convivendo com a diferença

Peça que os alunos desenvolvam algumas artes como:
- desenhe as duas mãos em um papel branco.
- Coloque um papel no chão e desenhe com os pés.
- Amarre um balão com uma mão só.
No final de todos esses desafios o educador inicia um dialogo sobre os temas “Conviver com a diferença” e “O desafio para superar uma deficiência física”.

LEITURA DIRIGIDA

1. Escola um livro que tratem de preconceito e das diferenças entre as pessoas.
2. Leia para as crianças e, depois peça para identificar as situações de problemas enfrentadas pelos os personagens do texto. Solicite que digam como as dificuldades foram resolvidas.
3. Proponha uma reflexão comparando o assunto do texto com situações do cotidiano. Fazendo pergunta do tipo: ”Será que nos temos dificuldade como as dos personagens da história”, “quais?”, “como poderíamos resolvê-las?”.
4. No final distribuam folhas em branco para que os alunos construam frases e desenho mostrando o que aprenderam.

Indicação de livro para trabalhar o tema.
- Você é especial, de Max Lucado
- menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado
- O pintinho que nasceu quadrado, de Regina Chamlian
-O cabelo de Lelê, de Valéria Belém




 Deuzeni Santos
Pedagoga

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